Passei a vida inteira ouvindo que Deus escreve certo por linhas tortas, mas nunca tinha realmente saboreado esse sentimento. Hoje tenho convicção de que tudo o que Ele faz é por um bem maior - não sei ao certo se a palavra a ser usada é "destino".
Quando não passei no curso que queria como primeira opção, fiquei tão frustrada e chateada por meu esforço ter sido supostamente em vão; por todas as horas diárias de estudo, os intervalos das aulas burlados, o cansaço de matar e todas aquelas informações e conhecimentos que até hoje não sei onde aplicar terem se transformado em tentativas falhas. Era totalmente incoerente alguém que se esforçara tanto não ter êxito - ou no mínimo injusto.
O dia que passei em secretariado tinha um ar daquelas tardes que tem tudo para dar errado. Depois de tanta decepção com a UFPA, não estava tão confiante - e o pior de tudo era que queria passar. Não só para provar a mim mesma que era capaz, mas por ter uma afinidade genuína com o "trilíngue" e o glamour do curso. Achava lindo. Até hoje acho.
Depois de tanta unha roída, ter uma overdose de mãe ansiosa e pessoas ligando para saber se podiam correr para o churrasco... eis que sai o listão no rádio. E... não falaram meu nome.
Tive que recorrer várias vezes a lista que saíra na internet para confirmar que na verdade eu havia passado. De verdade. O radialista apenas falou meu nome errado e quase matou minha mãe do coração. Dramalhão a parte, foi uma das experiências mais cheias de adrenalina que já tive e o acaso mais certo que me aconteceu.
Agora, olhando para trás, vejo o que perderia se tudo desse certo. É óbvio que reestruturar os planos e conviver com a frustração foi difícil, mas a satisfação e o orgulho de estar onde estou hoje supera isso. Apenas após cair de paraquedas no Secretariado Executivo Trilíngue da UEPA, tive a oportunidade de conhecer, me apaixonar pelo curso e vivê-lo; agarrar cada oportunidade que surge; me desprender dos pré-conceitos em relação ao trabalho dos secretários e criar tanto respeito por eles. Vejo que, na verdade, Deus escreveu certo por linhas tortas sim. Era aqui que eu deveria estar.
E aqui estou.
Carina Furtado
Departamento de comunicação e divulgação
1 comentários:
É incrível observar a ação de Deus de forma direta em cada acontecimento da vida. Tive muitos momentos de dúvida, em que achei que nada daria certo e que o meu sonho teria que esperar mais tempo para ser concretizado. Porém, uma voz interior lembrava-me sempre: "fé, humildade e abnegação". Seguindo esses princípios, no final da caminhada vi que valeu muito à pena o esforço e a dedicação durante o ano. E, ao mesmo tempo, descobri o curso da minha vida. Sim, porque a primeira opção de curso para o vestibular seria Direito, mas não consegui o êxito de ser aprovada. Hoje posso dizer que estou feliz no curso de Secretariado Executivo Trilíngue, pois me identifiquei com as características dos profissionais da área e já consigo imaginar, daqui a alguns anos, exercendo a profissão. Sei que tem muito ainda pela frente, mas aprendi a ter determinação e não deixar de crer que as coisas vão dar realmente certo. A propósito, gostei muito do depoimento, Carina (:
Postar um comentário