Política: um mal necessário.

3 de ago. de 2011



Política é, de longe, o assunto menos querido pela maioria da população brasileira. Contudo, ha de se ter cuidado com esse assunto, pois invariavelmente a política interna e externa do país afeta diretamente a vida de todos.
Infelizmente, ainda existem pessoas inconscientes que preferem arriscar-se a votar em qualquer candidato a fazerem uma pesquisa sobre a vida pretérita dos mesmos ou anular o voto, alegando que anular voto é 'jogar seus direitos no lixo'. Ora, o voto nulo também é um direito não é? Na verdade, o voto nulo - quando não é simplesmente displicência pessoal - caracteriza-se em uma forma legítima de protesto contra candidatos corruptos e/ou mal preparados que vieram a se candidatar. O que não se comenta, é que se houverem 51% de votos anulados, as eleições serão refeitas do zero, com novos candidatos. Porém, é mais conveniente - por parte das autoridades - abafar essa informação. Se cada cidadão estivesse consciente do seu papel como eleitor, muitas coisas seriam diferentes... não teríamos políticos triplicando seu patrimônio em um ano, e muito menos construindo castelos em lugares escondidos, o dinheiro para as rodovias seriam investidos nas rodovias e não nos bolsos dos seus dirigentes, os senadores teriam receio de aprovar leis que se auto-beneficiassem em detrimento da população e com certeza o famoso 'rouba mais faz' não se reelegeria nunca. Mas para isso precisamos de uma população intelectualmente formada, que tenha sido prepara desde o jardim de infância a pensar criticamente, e não só a fazer parte de uma massa manipulável. Bom, pelo menos já achamos um motivo para que o Brasil invista tão pouco na educação.
Ano que vem é ano eleitoral. Concordando ou não com o que você acabou de ler, pense e reflita. Um futuro diferente só é impossível quando deixamos de acreditar e investir nele.

Ingrid Corrêa - Presidente do CASEC

3 comentários:

Anônimo disse...

Conteúdo importantíssimo. Parabéns! Mas vamos ter cuidado com os errinhos de paragrafação, pontuação e ortografia, ok?

Ingrid disse...

Vou prestar mais atenção na próxima vez. É o mau costume de deixar que o computador corrija. Mas obrigada pelo comentário.

Anônimo disse...

Eu gostei muito da forma como o assunto foi abordado. Seria bom se todos os jovens tivessem essa postura. Meus parabéns!

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB